Projeto Câmara Jovem de Marechal Rondon inicia atividades de 2023
Com o início do ano letivo nos educandários, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon retomou também o projeto Câmara Jovem, que envolve estudantes com idade entre 13 e 18 anos das redes pública e privada.
A primeira sessão do ano aconteceu na manhã desta quarta-feira (08), com a coordenação do vereador João Eduardo dos Santos (Juca).
Os atuais 13 vereadores jovens tomaram posse em agosto de 2022, para mandato de 1 ano. Eles foram selecionados a partir de projetos de lei ou de propostas de emenda à Lei Orgânica, que cada interessado precisou apresentar.
Os projetos foram submetidos à avaliação de comissão de jurados, formada por pessoas indicadas pelo Poder Legislativo, mas sem vínculo com a Casa de Leis.
Segundo Juca, a partir de abril terá início o processo de seleção dos novos vereadores jovens, que serão empossados no começo do segundo semestre.
As sessões ordinárias da Câmara Jovem são mensais. Durante o exercício do mandato de vereador jovens, os estudantes realizam atividades correlatas às dos vereadores, estabelecidas no Regimento Interno do Poder Legislativo.
O projeto tem o objetivo de estimular o pensamento crítico dos alunos através da participação em atividades que apresentem conceitos de cidadania, de democracia, do processo legislativo, entre outros.