Projeto prevê criação do Dia Municipal do Leonismo em Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 23/03/2022 09h25, última modificação 23/03/2022 09h26
Se aprovado, data será celebrada em 16 de abril

 

Os vereadores Rafael Heinrich e João Eduardo dos Santos (Juca) são autores do Projeto de Lei 7/2022, que começou a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. O texto prevê a criação do Dia Municipal do Leonismo, a ser celebrado anualmente em 16 de abril.

Em Marechal Cândido Rondon, os Clubes de Lions prestam diversos serviços à comunidade, nas mais diversas áreas”, relatam os autores da matéria.

O primeiro Clube de Lions no município foi fundado em 29 de março de 1964, denominado de Lions Clube Marechal Cândido Rondon. Já em 17 de julho de 2019 foi fundado o segundo, denominado de Lions Clube Aliança.

Rafael Heinrich e Juca destacam como exemplo do trabalho destas duas entidades as ações com os idosos do Lar Rosas Unidas, na instituição Caminhos da Vida, Casa de Maria, na UOPECCAN, Projeto Sangue Bom, empréstimo social de materiais ortopédicos, projetos educacionais nas Escolas Municipais 25 de Julho, Osvino Weirich e Waldomiro Liessem. Incluem ainda a distribuição de kits de saúde bucal, projetos que auxiliam a população na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e o câncer infantil, e ainda alguns projetos ambientais, com o plantio de árvores e a limpeza de rios e córregos.

“Ao criar o Dia Municipal do Leonismo queremos reconhecer a importância histórica desta entidade e as inúmeras contribuições em nossa sociedade”, reforçam os dois vereadores.

O que é?

Fundada em 1917 por Melvin Jones, a Associação Internacional de Lions Clubes é uma das maiores organizações de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários.

Tem como propósitos criar um espírito de compreensão entre os povos, incentivar os princípios do bom governo e da boa cidadania, além de promover o bem-estar cultural, social e moral da comunidade, incentivando as pessoas a servirem voluntariamente sem benefício financeiro, promovendo padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões e nos serviços públicos.

Os Clubes de Lions fornecem ajuda e mão-de-obra para projetos da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), da OMS (Organização Mundial de Saúde), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), sem necessariamente se envolver com os assuntos políticos e de segurança da ONU, dedicando-se aos esforços humanitários.