Projeto visa reconhecer exercícios físicos como atividades essenciais no município
O primeiro projeto de lei de autoria do Poder Legislativo a tramitar este ano na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon é voltado ao esporte e à saúde. Conforme a proposta do vereador Cristiano Metzner (Suko), a intenção é que a prática da atividade física e de exercício físico sejam reconhecidos como essenciais à saúde da população.
Se aprovado o projeto de lei 01/2021, fica assegurado que estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essas finalidades, bem como espaços públicos, possam continuar em funcionamento mesmo em situações como a da pandemia atual, desde que sejam cumpridas as normas sanitárias.
O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (1º) e baixado para análise e pareceres das Comissões Permanentes der Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Fiscalização; e de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia.
Conforme o vereador Suko, está cientificamente comprovado que a prática de atividades e de exercícios físicos, e o esporte em geral, melhoram a qualidade de vida e a saúde das pessoas, em especial a imunidade do corpo às doenças.
“Muitas das comorbidades prevenidas pela prática de exercícios físicos estão diretamente relacionadas à letalidade da Covid-19, como cardiopatias, diabetes e obesidade, por exemplo. A restrição dessas atividades impede que as pessoas tenham acesso a meios que combatem essas doenças, em um momento em que isso é condição fundamental para manter a vida”, justifica o autor do projeto de lei.
A matéria deverá entrar na pauta de votação do Poder Legislativo nas próximas semanas.