Projeto cria o Dia Municipal do Ciclista em Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 02/06/2017 09h45, última modificação 05/06/2017 08h33
Proposta do vereador Nilson Hachmann homenageia o ciclista Paul Lírio Berwig
Projeto cria o Dia Municipal do Ciclista em Marechal Rondon

Paul Lirio Berwig e Nilson Hachmann

Está em tramitação no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 10/2017, do vereador Nilson Hachmann, que pretende criar o Dia Municipal do Ciclista, a ser comemorado em 20 de setembro. Se aprovada a proposta, além da data alusiva constar no Calendário Oficial de Eventos do município, as Secretarias Municipais de Educação e de Esporte e Lazer ficam autorizadas a organizar atividades educacionais e de incentivo ao uso consciente da bicicleta como meio de transporte e recreação.

Conforme explica Nilson, o objetivo de criar o Dia Municipal do Ciclista é fazer com que cada vez mais os rondonenses percebam a bicicleta como um meio de locomoção viável para o dia a dia no município. Quanto à escolha do dia 20 de setembro, o vereador explica que ela busca homenagear Paul Lírio Berwig, ciclista e empresário em Marechal Cândido Rondon, nascido nesta data no ano de 1963, em Tucunduva (RS).

Lírio é um expoente regional do esporte. Ele iniciou no ciclismo em 1980, quando participou dos Jogos Abertos em Umuarama, onde foi vice-campeão. A primeira vitória chegou na sua segunda competição, quando venceu a prova de circuito nos Jogos Abertos em Ponta Grossa. Desde então, o ciclista coleciona diversos títulos e continua competindo.

Mas, conforme Nilson, o que mais justifica a homenagem a Paul Lírio Berwig são as atitudes, o apoio incondicional e o incentivo oferecido por ele a milhares de rondonenses para iniciarem e permanecerem praticando o ciclismo, seja de lazer ou de competição. “Lírio foi um dos fundadores do mais tradicional grupo de ciclismo do município, o Amigos do Pedal. Foi através do exemplo dele que muitos passaram a pedalar, tornando-se inclusive atletas”, afirma o autor do projeto de lei, que deve ser votado pelo Poder Legislativo nas próximas sessões.

Honra ao Mérito

Outra homenagem do Poder Legislativo que o vereador Nilson Hachmann sugere ao ciclista Paul Lírio Berwig é a concessão de Medalha de Honra ao Mérito. O requerimento com o pedido foi aprovado na sessão da Câmara desta semana. Agora, o presidente da Casa de Leis, vereador Pedro Rauber, deverá nomear comissão especial para avaliar a aprovação ou não da sugestão.

Para defender a honraria, Nilson cita que, além das competições, “desde 2006 Lírio passou a se dedicar também ao cicloturismo, realizando vários passeios e viagens com grupos da região. Foi também um dos maiores incentivadores do projeto de Cicloturismo da Costa Oeste, sendo que durante os dois primeiros anos visitou todas as cidades participantes ajudando a montar o percurso. Este projeto, que a cada etapa reúne centenas de ciclistas, está no quinto ano. Ele é promovido em parceria com os municípios da região e tem seu sucesso reconhecido em todo o Estado”.

Além de incentivador do esporte que leva o nome de Marechal Cândido Rondon para outras regiões do país, Lírio também se destaca como empresário proprietário da Bicicletaria Lírio, em atividade no município desde julho de 1990.