Projeto prevê prioridade a pacientes com câncer no atendimento de saúde
O vereador Nilson Hachmann é autor do projeto de lei 01/2019, que começou a tramitar esta semana na Câmara de Marechal Cândido Rondon. A proposta pretende assegurar a pacientes com diagnóstico de câncer o atendimento prioritário em consultas e exames médicos por parte do serviço público municipal.
O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (18). A votação deve ocorrer após a análise e pareceres das comissões de Justiça e Redação e de Educação, Cultura, Saúde Bem-Estar Social e Ecologia.
Se a matéria for aprovada, a prioridade terá validade tanto para atendimento na rede pública local quanto para encaminhamentos regionais, desde que o Município seja o responsável pelo agendamento e o transporte.
Na justificativa que acompanha o projeto, o vereador Nilson lembra que, ainda na gestão anterior, o Município adotou o Protocolo de Manchester para atendimento de pessoas que procuram a rede pública de saúde.
O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade. Esse sistema já é empregado mundialmente, sendo poucos hospitais ou clínicas que não aderiram a esse sistema.
“O que se propõe com o presente projeto de lei é garantir, no momento da triagem, o atendimento prioritário de munícipes que sejam diagnosticados com câncer, o que pode evitar transtornos e esperas desnecessárias justamente para aqueles que carecem de urgência no tratamento”, conclui Nilson.