Projeto visa criar Semana da Atividade Física e Dia do Educador Físico

por Cristiano Marlon Viteck publicado 02/06/2021 10h30, última modificação 02/06/2021 10h29
Objetivo é promover a saúde e valorização profissional
Projeto visa criar Semana da Atividade Física e Dia do Educador Físico

Câmara de Vereadores

 

Os vereadores Cristiano Metzner (Suko) e Dionir Briesch são autores do projeto de lei 17/2021, que começou a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. A matéria pretende instituir a Semana Municipal da Atividade Física, a ser comemorada anualmente na primeira semana de setembro, e o Dia Municipal do Profissional de Educação Física, a ser celebrado no 1º dia do mesmo mês.

O objetivo é promover a saúde da população mediante a conscientização sobre a importância da prática regular de atividades físicas de forma sistematizada e orientada; realizar palestras em escolas, empresas e espaços públicos; e contribuir para a valorização destes profissionais.

A intenção é que a Semana Municipal da Atividade Física, se aprovada, seja organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com entidades e profissionais atuantes na prática desportiva, como associações civis, igrejas, sindicatos, conselhos, universidades, empresas prestadoras deste tipo de serviço, entre outros.

Conforme Suko e Dionir, desde 2017 o Município realiza o Agita Rondon, que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prática de atividades e exercícios físicos na prevenção de doenças e suas comorbidades. Além disso, também busca valorizar a atuação do profissional de Educação Física e seu importante papel no desenvolvimento social, na promoção da saúde e qualidade de vida.

Assim, no entendimento dos vereadores, o Executivo já cumpre esse papel de conscientização. “A efetivação de uma lei vai solidificar ainda mais esse importante papel, independente do gestor, de oferecer ações no sentido de prevenção e sensibilização para essa área”, acrescentam.

O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (31) e baixado para análises e pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Educação, Cultural, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia.