Proposta de regulamentar bicicletários será discutida em audiência pública

por Cristiano Marlon Viteck publicado 22/06/2016 16h05, última modificação 14/12/2020 12h18
Projeto de lei 07/2016 do Poder Legislativo

A comunidade de Marechal Cândido Rondon está convidada a participar de audiência pública que acontece na próxima quarta-feira (29), a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade o Poder Legislativo rondonense pretende discutir com a população o projeto de lei número 07/2016, que visa a regulamentar a instalação de bicicletários no município, que é conhecido pelo grande número de pessoas que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte.

O vereador Arlen Güttges é o autor do projeto de lei, que começou a tramitar na Câmara em abril deste ano. O objetivo da proposta, explica o vereador, é estimular o uso de bicicletas através da instalação de bicicletários adequados em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, condomínios e espaços públicos situados da sede municipal. “Bicicletários seguros, eficientes e que não danificam as bicicletas são uma demonstração de respeito aos ciclistas e um incentivo ao uso deste meio de transporte”, defende.

O projeto de lei pretende tornar obrigatória a instalação de bicicletários em agências bancárias, na rodoviária, estabelecimentos de ensino públicos e privados, clínicas, hospitais, centros de saúde e Unidades de Pronto Atendimento, edifícios que abrigam órgãos públicos e supermercados. O bicicletário, determina a proposta, deverá estar localizado o mais próximo possível da entrada do estabelecimento, de modo a ser visível por todos para a segurança das bicicletas.

Segundo Arlen, atualmente existem vários bicicletários instalados em muitos pontos da cidade. Contudo, eles não seguem nenhum padrão e por isso, além de provocarem danos nas bicicletas, causam transtornos principalmente para quem circula pelas calçadas. Vários acidentes também já foram causados por eles estarem instalados em locais impróprios ou sem a visualização adequada. “Bicicletários fora de padronizações adequadas e dispostos de forma não regulamentada”, alerta o vereador, “são uma armadilha para os transeuntes e os próprios ciclistas”.

Diante de toda esta situação, o Poder Legislativo convida a população para opinar e fazer sugestões a respeito do projeto durante a audiência pública.