Reajuste do piso salarial dos professores municipais tem apoio de vereadores
Nesta segunda-feira (14), após a sessão ordinária do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, vereadores encontraram-se com professores da rede municipal de ensino. Eles manifestavam-se em frente à Casa de Leis em favor do reajuste de 33,24% no piso salarial nacional dos professores, efetivado através de portaria do Governo Federal em 04 de fevereiro.
Na semana passada, o Poder Legislativo Municipal já havia aprovado por unanimidade requerimento de autoria dos vereadores Arion Nasihgil, Moacir Froehlich e Iloir de Lima (Padeiro), no qual era solicitada a aplicação do reajuste nacional também para os professores da rede de ensino do Município.
No mês passado, o governo rondonense já concedeu reajuste salarial de 10,16% ao magistério, que agora cobra a concessão de mais 23,08%, alcançando assim o índice definido pelo Governo Federal.
Segundo os professores manifestaram durante a conversa com os vereadores, eles pretendem reunir-se com o prefeito Marcio Rauber nos próximos dias para tratar sobre o assunto. Da mesma forma, pediram o apoio dos vereadores para a reivindicação da categoria.
Reforçando o que já haviam manifestado através do requerimento aprovado na semana passada, os vereadores garantiram apoio à demanda. Contudo, ressaltaram que o projeto de lei concedendo o reajuste precisa ser de iniciativa do Poder Executivo Municipal.
O novo piso nacional dos professores é de R$ 3.845,63. Este é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais.