Royalties e duplicação da BR-163 na pauta de reunião entre vereadores e Codemar
Na próxima quarta-feira (20), a partir das 13h30, acontece reunião entre os vereadores rondonenses e representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon (Codemar). O encontro acontece na sede da Casa de Leis e foi solicitado pelo presidente do Conselho, José Ângelo Nicácio.
Além da apresentação de ações e planejamento do Codemar relativo ao último ano, outros dois assuntos que impactam diretamente Marechal Cândido Rondon e a região estarão na pauta.
O primeiro é Tratado de Itaipu, que instituiu o pagamento de royalties aos municípios lindeiros como forma de compensação pelas áreas alagadas com a construção da hidrelétrica binacional. Pelo tratado original, os royalties poderão deixar de ser pagos a partir de 2023, situação que tem mobilizado autoridades e lideranças regionais.
Outro tema na pauta é a conclusão da duplicação da BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes. A obra, que se encontra em ritmo bastante lento, tem sido motivo de cobranças da comunidade, que aguarda a conclusão da duplicação, que trará mais segurança e desafogará o tráfego intenso verificado neste trajeto de apenas quatro quilômetros entre o Portal rondonense e o posto da Polícia Rodoviária Federal no município vizinho.
Conforme o vereador presidente Pedro Rauber, o Poder Legislativo prontamente concordou com a reunião solicitada pelo Codemar.
“Os vereadores estão empenhados em contribuir para que sejam atendidas as grandes demandas na nossa comunidade, neste momento representada pelas relevantes entidades e lideranças que compõem o Conselho de Desenvolvimento do nosso município”, destaca Pedro Rauber.
-------
CRÉDITO FOTO: Divulgação/Prefeitura MCR