Sessão ordinária de hoje será marcada pela despedida de nove vereadores do Legislativo
Nesta segunda-feira (16), a partir das 18h, acontece a última sessão ordinária do ano e também da 15ª legislatura da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon. Ela será marcada pela despedida de nove dos atuais 13 vereadores.
Para o próximo mandato, que inicia em 1º de janeiro, o Poder Legislativo terá o retorno apenas dos vereadores reeleitos Cleiton Freitag (Gordinho do Suco/PP), Iloir de Lima (Padeiro/PL), João Eduardo dos Santos (Juca/Podemos) e Rafael Heinrich (União).
Por outro lado, estarão se despedindo os seguintes vereadores: Adriano Backes (PP) e Vanderlei Sauer (Soldado Sauer/União), que em 2025 passam a comandar o Município nos cargos de prefeito e vice-prefeito.
Arion Nasihgil (PL), que concorreu à majoritária e não obteve êxito nas urnas, está sem mandato no próximo ano, assim como Dionir Briesch (Sargento Dionir/Podemos), que optou por não disputar as últimas eleições.
Carlinhos Silva (PP), que hoje ocupa a cadeira do vereador licenciado Claudio Kohler (Claudinho/PP), na próxima legislatura também ficará na suplência. Outros que estarão na condição de suplentes no próximo mandato são os atuais vereadores Cristiano Metzner (Suko/Republicanos), Pedro Rauber (União) e Valdir Port (Portinho/PL).
Já o hoje vereador Moacir Froehlich estará fora da Casa de Leis, uma vez que seu partido, o MDB, não alcançou a legenda no último pleito eleitoral.
Nova legislatura
A sessão solene de posse da próxima legislatura está agendada para às 8h da manhã de 1º de janeiro, na sede do Poder Legislativo.
Serão empossados: Claudio Kohler (Claudinho/PP), Cleiton Freitag (Gordinho do Suco/PP), Fernando Negre (PT), Iloir de Lima (Padeiro/PL), João Eduardo dos Santos (Juca/Podemos), Juliano Oliveira (PP), Marciane Specht (União), Marciel Escher (Republicanos), Marcos Spohr (Sargento Spohr/PL), Rafael Heinrich (União), Tânia Maion (Republicanos), Valdir Sachser (União) e Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton/União).