Sessão ordinária de hoje será marcada pela despedida de nove vereadores do Legislativo

por Cristiano Marlon Viteck publicado 16/12/2024 15h30, última modificação 16/12/2024 15h27
Gordinho do Suco, Juca, Padeiro e Rafael Heinrich retornam em 1º de janeiro
Sessão ordinária de hoje será marcada pela despedida de nove vereadores do Legislativo

Plenário recebe hoje última sessão ordinária da 15ª legislatura

 

Nesta segunda-feira (16), a partir das 18h, acontece a última sessão ordinária do ano e também da 15ª legislatura da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon. Ela será marcada pela despedida de nove dos atuais 13 vereadores.

Para o próximo mandato, que inicia em 1º de janeiro, o Poder Legislativo terá o retorno apenas dos vereadores reeleitos Cleiton Freitag (Gordinho do Suco/PP), Iloir de Lima (Padeiro/PL), João Eduardo dos Santos (Juca/Podemos) e Rafael Heinrich (União).

Por outro lado, estarão se despedindo os seguintes vereadores: Adriano Backes (PP) e Vanderlei Sauer (Soldado Sauer/União), que em 2025 passam a comandar o Município nos cargos de prefeito e vice-prefeito.

Arion Nasihgil (PL), que concorreu à majoritária e não obteve êxito nas urnas, está sem mandato no próximo ano, assim como Dionir Briesch (Sargento Dionir/Podemos), que optou por não disputar as últimas eleições.

Carlinhos Silva (PP), que hoje ocupa a cadeira do vereador licenciado Claudio Kohler (Claudinho/PP), na próxima legislatura também ficará na suplência. Outros que estarão na condição de suplentes no próximo mandato são os atuais vereadores Cristiano Metzner (Suko/Republicanos), Pedro Rauber (União) e Valdir Port (Portinho/PL).

Já o hoje vereador Moacir Froehlich estará fora da Casa de Leis, uma vez que seu partido, o MDB, não alcançou a legenda no último pleito eleitoral.

Nova legislatura

A sessão solene de posse da próxima legislatura está agendada para às 8h da manhã de 1º de janeiro, na sede do Poder Legislativo.

Serão empossados: Claudio Kohler (Claudinho/PP), Cleiton Freitag (Gordinho do Suco/PP), Fernando Negre (PT), Iloir de Lima (Padeiro/PL), João Eduardo dos Santos (Juca/Podemos), Juliano Oliveira (PP), Marciane Specht (União), Marciel Escher (Republicanos), Marcos Spohr (Sargento Spohr/PL), Rafael Heinrich (União), Tânia Maion (Republicanos), Valdir Sachser (União) e Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton/União).