Soldado Sauer é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon
Rafael Heinrich, vice-presidente; Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), presidente; e Cristiano Metzner (Suko), 1º secretário
O vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer) vai dirigir o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon pelos próximos dois anos. Ele foi eleito presidente da Casa de Leis em sessão extraordinária ocorrida no final da tarde de hoje (18).
Esta foi a primeira eleição da mesa diretora definida através de votação aberta.
Integrante da base de apoio ao governo municipal, Soldado Sauer (União Brasil) conquistou nove votos, derrotando o candidato da ala oposicionista, João Eduardo dos Santos (Juca) (MDB), que obteve quatro votos.
Pela mesma votação outros dois cargos foram definidos: o atual vice-presidente, Rafael Heinrich (PL), foi reeleito para a função ao derrotar Arion Nasihgil (PP); e Cristiano Metzner (Suko) (União Brasil) foi o escolhido para a primeira secretaria, superando Iloir de Lima (Padeiro) (MDB) na votação.
Juca foi eleito segundo secretário e Arion membro suplente da mesa. Porém, como exercem a profissão de advogado, de imediato ambos renunciaram aos cargos. Isso porque o estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não permite que estes profissionais ocupem cargo de direção nas Câmaras de Vereadores e, ao mesmo tempo, continuem advogando.
A nova mesa diretora será empossada em 1º de janeiro de 2023 e permanece na condução dos trabalhos legislativos até 31 de dezembro de 2024.
A eleição dos novos membros das comissões permanentes para o mesmo período será realizada em sessão ordinária, em data ainda a ser definida.