Uso de drones para aplicar agrotóxicos é aprovado em Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 30/03/2021 08h40, última modificação 30/03/2021 08h36
Projeto de lei segue para sanção do Poder Executivo
Uso de drones para aplicar agrotóxicos é aprovado em Marechal Rondon

Projeto de lei foi aprovado em definitivo pela Câmara de Vereadores

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (30), em segunda e última votação, o projeto de lei 03/2021. De autoria do vereador Vanderlei Sauer, o texto autoriza o uso de drones para aplicar defensivos agrícolas na área rural de Marechal Cândido Rondon.

A proposta acrescenta parágrafo único em artigo da lei municipal 3.226/1999.

A matéria aprovada mantém a proibição do uso de aviões para a pulverização com agrotóxicos. Mas, autoriza o uso de drones, desde que o equipamento esteja registrado e homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Ministério da Agricultura. O operador também precisa ser certificado para aplicação de agroquímicos.

Conforme Sauer, na agricultura moderna passou-se a utilizar o “sistema de precisão”, que exige avanços no tratamento e cultivo das plantas, buscando sempre maior eficiência e produtividade, respeitando o meio ambiente. Nesse sentido, o uso de drones na atividade agrícola é uma solução segura, eficiente e econômica, afirma o vereador.

Entre as principais vantagens dessa tecnologia estão a redução do risco de contaminação do operador; diminuição do volume de agroquímicos lançados no meio ambiente devido ao uso pontual na lavoura; não amassamento da plantação, como na aplicação tradicional; e custo reduzido por ser um equipamento pequeno, elétrico e de fácil transporte e manuseio.

Ressalta-se ainda que a deriva é mínima, pois opera dentro dos limites da propriedade e a uma altura máxima de 1 metro. Além disso, o drone pode ser utilizado quando o solo está encharcado, o que não é possível com o uso de maquinários.

“Considerando que nosso município tem na agricultura seu carro chefe e é formado por pequenas propriedades, a utilização de drones na agricultura pode se mostrar de grande proveito, como já acontece pelo Brasil afora”, afirmou o vereador na justificativa do projeto de lei, que agora será enviado para sanção do Poder Executivo Municipal.