Pastor Valdemar Martin é homenageado com título de Cidadão Honorário

por Cristiano Marlon Viteck publicado 03/12/2020 22h15, última modificação 04/12/2020 08h57
Sessão solene foi realizada na Câmara de Vereadores
Pastor Valdemar Martin é homenageado com título de Cidadão Honorário

Momento da entrega da honraria

 

Em sessão solene ocorrida na noite desta quinta-feira (03), o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon homenageou o pastor Valdemar Martin com o título de Cidadão Honorário do município. Aos 80 anos de idade, o homenageado marcou sua atuação na cidade a partir do seu trabalho na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

“Preciso agradecer a todos os vereadores pelo reconhecimento à colaboração que tivemos com Marechal Cândido Rondon. Este não é um momento qualquer. Mas, este título não é apenas meu. Preciso compartilhar com minha esposa e filhos”, afirmou o novo cidadão honorário rondonense, ao lembrar da sua trajetória na cidade.

A entrega da honraria foi aprovada pela Câmara de Vereadores ainda no ano passado. Conforme Nilson Hachmann, autor da homenagem, o título se justifica pelo trabalho e pela liderança exercida pelo pastor Valdemar no município, onde chegou pela primeira vez em 1978. “Estou feliz por ser o autor desta justa homenagem”, declarou Nilson.

Valdemar Martin é casado com Leda Geiss, tendo eles os filhos Ronie, Clóvis, Débora, Rogéria e Fabrício.

Desde 1961 até agora, o homenageado já realizou 5.385 cultos; 1.459 batismos; 1.105 reuniões com grupos de famílias; 966 confirmações; 425 casamentos; e promoveu as cerimônias fúnebres em 271 óbitos. Também atuou como professor de escola e ensino superior, radialista e coralista.

Nilson Hachmann presidiu a sessão solene, que teve a presença do prefeito Marcio Rauber e também dos vereadores Arion Nasihgil, Gordinho do Suco e Vanderlei Sauer. O mestre de cerimônia foi o radialista Delcio Luiz Parada e o ato religioso foi conduzido pelo pastor Nelson Kissler. Familiares e amigos também prestigiaram.

O Prefeito Marcio Rauber, no seu discurso, lembrou ter sido aluno do pastor em 1990. Assim, destacou a atuação de Valdemar Martin inclusive no setor educacional de Marechal Cândido Rondon. “Reconhecemos todo o trabalho com este título, que é a maior honraria do município”, enalteceu.

A presença de público foi restrita a apenas 25 convidados, em razão da pandemia do Covid-19. A solenidade foi transmitida ao vivo através da TV Câmara, no site do Poder Legislativo, onde continua disponível para ser visualizada.

 

Histórico

 

Valdemar Martin nasceu em 1º de fevereiro de 1940 em Santa Rosa (RS), no distrito de Ubiretama, hoje atual município de Senador Salgado Filho. Ali, frequentou o Grupo Escolar Municipal Tiradentes, para depois seguir os estudos em Porto Alegre (RS), no ginásio e colégio mantidos pela Igreja para os aspirantes ao ministério, com a faculdade de Teologia.

Sua formatura em Teologia, pelo Seminário Concórdia, foi em dia 8 de dezembro de 1963. Seis dias depois, casou-se com Leda Geiss. 

Foi ordenado pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), em Mondaí (SC), em 4 de fevereiro de 1964. Contudo, a atividade pastoral começou quando ainda era acadêmico, em 1961, época em que atendeu a comunidade da Vila Cristal, em Porto Alegre.

Em fevereiro de 1971 foi transferido para Três de Maio (RS) e, em 3 de fevereiro de 1978, assumiu a Paróquia da Comunidade Cristo, em Marechal Cândido Rondon (PR).

Depois, em 1991 foi transferido para Santa Rosa (RS), voltando ao município rondonense em fevereiro de 1996, já como emérito.

Nessa condição, continuou exercendo o ministério em tempo parcial, em paróquias vacantes. Na Comunidade Cristo, já por muitos anos colabora com o culto em língua alemã, uma vez por mês. Desta forma, desde o primeiro trabalho em comunidade até agora em tempo parcial, já soma 60 anos de atuação pastoral.

Valdemar Martin sempre foi amante da música de canto coral. Sua experiência como coralista começou aos 15 anos, em Porto Alegre.

Em Marechal Cândido Rondon atuou no Coral Municipal 25 de Julho; no Coral Amigos para Sempre, de Margarida; no Coral do Clube Aliança; no Coral do Clube Comunitário da Vila Gaúcha; e no Coral do Clube de Idosos Paz e Amor. 

Com vários destes corais participou de inúmeros encontros em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai. Atualmente, continua com o Coral Anos Dourados, da Comunidade Cristo.

Assim como em outros municípios, em Marechal Cândido Rondon também atuou como radialista, estreando em 1978 na Rádio Educadora com o programa A Vida. No início dos anos 2000, passou a apresentar o programa Um Momento, na Rádio Guaçu, em Toledo.

Exerceu atividades também no magistério, tendo se especializado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982. Em Marechal Cândido Rondon lecionou no Colégio Rui Barbosa e na Facimar/Unioeste.