Vereadores cobram fim do tráfego de caminhões ao lado da Escola Municipal Jean Piaget
Embasados por um abaixo-assinado com mais de 150 assinaturas de pais, alunos e professores, filmagens e por um ofício encaminhado à Câmara pela Associação de Pais e Mestres (APM), os nove vereadores de Marechal Cândido Rondon somaram forças para exigir das autoridades uma solução definitiva de um problema que já se arrasta por anos, que é o trânsito de caminhões ao lado da Escola Municipal Jean Piaget. Com o anel viário sem condições de receber o tráfego pesado e como o aguardado Contorno Oeste ainda não saiu do papel, os caminhões que passam por Marechal Cândido Rondon cruzam o centro da cidade pela Rua Minas Gerais.
Pela escola estar localizada no cruzamento desta via com a Rua 12 de Outubro, alunos e funcionários do educandário sofrem com a poluição do ar e o barulho gerado pelos veículos. Professores, pais e alunos reclamam que o fluxo permanente de caminhões prejudica a qualidade das aulas e, acima de tudo, expõe principalmente as crianças a riscos de acidentes graves.
Na última segunda-feira (18), o assunto foi debatido na sessão do Poder Legislativo. Na oportunidade foi tornada pública a carta assinada pelo presidente da APM, Adriano Roberval de Souza. No documento, ele afirmou que a comunidade da Escola Jean Piaget “nunca compreendeu a razão dessa escolha: fixar o tráfego de caminhões e carretas na lateral da escola”. Ele também enfatizou que com atual situação, as 289 crianças que estudam na escola estão expostas “a riscos de vida e a doenças graves”.
Em atendimento à solicitação da APM, os vereadores assinaram conjuntamente um requerimento em que solicitam à Prefeitura que, de forma paliativa, permita o acesso de veículos de grande porte à Rua Minas Gerais apenas através da Rua Colombo e não mais pela Rua Cabral, o que reduzirá o problema enfrentado pela Escola Jean Piaget.
Contudo, a Câmara de Vereadores reconhece que essa medida não vai solucionar o problema do tráfego de caminhões pela área central da cidade. Em razão disso, o Poder Legislativo vai encaminhar ofícios à Prefeitura, assim como para a juíza da Vara de Infância e Juventude, ao Ministério Público da Comarca, aos deputados estaduais Ademir Bier e Elio Rusch e ao secretário estadual dos Transportes, manifestando o pedido para que sejam tomadas todas as medidas que assegurem o início imediato da construção do Contorno Oeste ligando a BR-163 e a PR-467, o qual desviará o tráfego de veículos pesados do centro de Marechal Cândido Rondon.
“A solução para este problema já devia ter vindo há muito tempo”, declarou o vereador presidente João Marcos Gomes. De acordo com ele, é necessário o apoio das demais autoridades municipais e estaduais no atendimento a esta reivindicação urgente da comunidade da Escola Municipal Jean Piaget. “Não podemos deixar um grupo de centenas de crianças submetidas a estes riscos. Temos que encontrar uma solução definitiva”, alertou.