Vereadores cobram mais segurança nas escolas públicas de Marechal Rondon

por Cristiano Marlon Viteck publicado 11/04/2023 10h05, última modificação 11/04/2023 10h05
Propostas foram motivadas após atentado em Blumenau
Vereadores cobram mais segurança nas escolas públicas de Marechal Rondon

Segurança nas escolas foi pauta de destaque na sessão de ontem (10)

 

Na sessão de ontem (10) da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, vereadores somaram esforços para cobrar mais segurança nas escolas e colégios públicos em Marechal Cândido Rondon. Os pedidos, através de requerimentos e indicações, foram motivados por mais um atentado com vítimas em escola, desta vez ocorrido na semana passada em Blumenau (SC).

O primeiro requerimento, de autoria dos vereadores Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e Cristiano Metzner (Suko), é para que o Governo do Paraná retome e amplie o programa “Escola Segura”. O objetivo é permitir que mais municípios sejam contemplados, entre os quais Marechal Cândido Rondon, com a contratação de policiais militares inativos para policiamento de escolas públicas estaduais.

“A intenção é reforçar a proteção de alunos, pais e funcionários, além de prevenir a depredação dos prédios, combater o uso e o comércio de drogas e a prática de bullying. Porém, para que o programa alcance os objetivos, é preciso que o Estado aumente o número de vagas a serem contratadas, além de rever os valores a serem pagos aos policiais da reserva, o que por si só aumentará a procura e participação”, defendem Gordinho do Suco e Suko.

Em outro requerimento, eles também demandam ao governo rondonense que contrate serviço de vigilância para atuar em todas as escolas e creches da rede municipal.

Além disso, em indicação Gordinho do Suco e Suko sugerem a instalação de portas giratórias com detectores de metal nas entradas de todas as escolas municipais, a exemplo da cidade de Chapecó (SC).

“Não precisamos esperar que uma tragédia local aconteça, para só então tomar algumas providências concretas”, reforçam.

Por sua vez, Rafael Heinrich sugeriu a instalação de cercas elétricas sobre os muros de escolas e CMEI´s, bem como interfone com câmera no portão de acesso dos educandários.

Já os vereadores Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro) e Arion Nasihgil solicitaram informações da administração municipal sobre as medidas já adotadas e que ainda podem ser tomadas, visando ampliar a segurança nas escolas e creches municipais.

Além disso, eles também sugerem que, em caráter emergencial, a Prefeitura contrate serviços de vigilância para atuar em todos os estabelecimentos de ensino.

Arion Nasihgil, de outra parte, solicita a construção de um muro no entorno CMEI 24 de Maio, visando trazer mais segurança às crianças e servidores daquele educandário.