Vereadores concluem análise das cerca de 150 propostas de emendas ao Plano Diretor
Os vereadores representantes das Comissões Permanentes de Justiça e Redação; de Finanças, Orçamento e Fiscalização; de Obras e Serviços Públicos; e de Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia; cumpriram a meta e concluíram na tarde desta sexta-feira (1º) a análise de mais de 150 sugestões de emendas para os projetos de lei que formam o novo Plano Diretor de Marechal Cândido Rondon.
A discussão sobre cada uma das propostas apresentadas, tanto por vereadores como pela comunidade em audiência pública, iniciou na última terça-feira (28). Além dos vereadores, o trabalho contou com a colaboração do secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Alisson Ostjen, e servidores da pasta; bem como de diretores e equipe técnica da Câmara de Vereadores.
O cronograma de análise das propostas foi definido em conjunto pelos presidentes de cada Comissão do Poder Legislativo, que delegaram ao vereador Dionir Briesch (Sargento Dionir) a coordenação dos trabalhos.
Segundo ele, um bom número de sugestões foi avaliado como importante e será incluído como propostas de emendas aos sete projetos de lei que compõe o Plano Diretor, os quais tratam sobre: ocupação e parcelamento do solo urbano e de expansão urbana industrial, sistema viário, bem como os códigos de postura e de obras da iniciativa privada e pública.
Uma das sugestões acatadas é o maior combate aos vazios urbanos já existentes na área urbana da cidade. Outra medida que deverá ser acrescida como emenda no Plano Diretor é a adequação da Avenida Helmuth Priesnitz dentro dos mesmos padrões construtivos das demais avenidas da sede municipal.
Sargento Dionir informa que, a partir de agora, as propostas que passaram pelo crivo das comissões serão encaminhadas à equipe técnica do Poder Legislativo, que dará a correta redação a elas na forma de emendas. Na sequência, deverá ocorrer o início das votações dos projetos de lei.
A previsão é de que a votação do Plano Diretor seja concluída até o final do ano. “Esta foi a determinação do vereador presidente Pedro Rauber a todas as comissões e vereadores, que os trabalhos fossem conduzidos da forma mais ágil possível. É o que estamos cumprindo”, conclui Sargento Dionir.