Vereadores conhecem a alimentação servida em escolas e creches

por Cristiano Marlon Viteck publicado 24/10/2017 09h55, última modificação 24/10/2017 11h15
Encontro foi promovida pela Secretaria de Educação
Vereadores conhecem a alimentação servida em escolas e creches

Encontro na Prefeitura

A apresentação das ações desenvolvidas no município rondonense, por meio do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e as resoluções do Fundo Nacional da Educação relacionadas à alimentação escolar foram os temas centrais da reunião com o Poder Legislativo na manhã de ontem (23).

O encontro, ocorrido na prefeitura, foi conduzido pela nutricionista Jaciara Reis, responsável técnica do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, e pela nutricionista Elly Ana Pootz. Além delas, a diretora dos Departamentos de Transporte e Alimentação, Carmem Castelli, e o presidente do Conselho da Alimentação Escolar, Adailton Gonçalves Dias, e a secretária de Educação, Márcia Winter, também participaram. 

Representando a Câmara estiveram os vereadores Adriano Backes, Claudio Koehler, Ronaldo Pohl e Vanderlei Sauer, além de assessores.

“Um encontro semelhante já havia sido feito com o prefeito, secretários municipais e diretores das escolas e, agora com os vereadores, conseguimos fazer com que todas as instâncias estejam envolvidas com os temas”, explica a nutricionista.

Alimentação escolar

Diariamente, cerca de 4,3 mil alunos da rede municipal de ensino, além da Apae e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são atendidos com a merenda escolar em Marechal Rondon. Essas refeições são servidas de acordo com as determinações do PNAE, dispostas na Lei Federal 11.947/2009.

Neste sentindo, a lei diz que “o emprego de uma alimentação saudável e adequada, compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”.

“Por isso nosso trabalho consiste em muitas frentes e vai desde a compra dos alimentos de qualidade, a estocagem, a averiguação das estruturas das cozinhas nas escolas, ao modo de preparo, entre outras situações. Pensando nisso, realizamos frequentemente, capacitações para as zeladoras e merendeiras. Somente este ano foram cinco formações”, ressalta Jaciara.

Orgânicos

Marechal Rondon conta com 60% da alimentação orgânica e agroecológica para os alunos da rede municipal de ensino. A lei prevê que até 2021, a alimentação seja 100% orgânica no município, que é pioneiro com esta iniciativa no Paraná.