Vereadores defendem tratamento precoce contra o COVID-19 para rondonenses

por Cristiano Marlon Viteck publicado 22/03/2021 19h20, última modificação 22/03/2021 19h19
Também foi requerida vacinação nos distritos

 

Por meio de requerimento aprovado nesta segunda-feira (22), os vereadores Claudio Kohler (Claudinho) e Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) solicitam que a Secretaria Municipal de Saúde estimule a adoção do tratamento preventivo contra o COVID-19 nos atendimentos pela rede pública em Marechal Cândido Rondon. De acordo com eles, este seria o anseio da maioria da comunidade rondonense.

A utilização destes medicamentos, segundo os vereadores, é importante, pois por enquanto não é possível imunizar toda a população com vacinas. “Aqueles que defendem essa medida afirmam que o protocolo preventivo se trata da única forma de diminuir, neste momento, os óbitos pela doença”, afirmam Claudinho e Gordinho do Suco.

Embora reconheçam que muitos especialistas e entidades médicas criticam o tratamento precoce, por não haver comprovação científica de sua eficácia, eles citam que a própria doença ainda é alvo de estudos. “Numa guerra se luta com todas as armas disponíveis”, defendem, referindo-se a produtos como vitamina D, Zinco, ivermectina, azitromicina, além da cloroquina e hidroxicloroquina.

“É preciso mencionar que outros municípios da região e do Brasil estão adotando a mesma linha de atuação, em especial Toledo e Cascavel, onde os resultados preliminares são satisfatórios. Por outro lado, há ainda o desejo da classe empresarial em colaborar na doação de recursos para fornecimento das medicações, fato extremamente louvável e que precisa ser considerado pelas autoridades”, destacam.

Distritos

De outra parte, os vereadores João Eduardo do Santos (Juca), Iloir de Lima (Padeiro) e Moacir Froehlich solicitam à Secretaria Municipal de Saúde que realize a vacinação contra o COVID-19 também nos distritos de Marechal Cândido Rondon, além de adotar medidas para reduzir o tempo de espera nas filas de vacinação.