Vereadores rondonenses pedem apoio de deputados para liberação de recursos ao Consamu

por Cristiano Marlon Viteck publicado 09/09/2015 09h40, última modificação 09/09/2015 09h36
Atrasos nos repasses dos governos federal e estadual colocam o consórcio de saúde em risco
Vereadores rondonenses pedem apoio de deputados para liberação de recursos ao Consamu

Vereadores estão preocupados com o futuro do Consamu

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon está encaminhando ofício aos deputados estaduais e federais que representam a região. O objetivo é sensibilizar os parlamentares para que intercedam pela liberação de recursos por parte dos governos federal e estadual para o Consórcio Intermunicipal Samu-Oeste (CONSAMU), evitando assim o encerramento das atividades desta entidade.

O Consamu é gerido por 43 municípios do Oeste do Paraná, com coparticipação dos governos estadual e federal. Porém, as verbas estão sendo repassadas com atraso e há inadimplência do Governo Federal, o que gera grande prejuízo financeiro, ao ponto de ser cogitado o encerramento das atividades do órgão, o que deixaria milhares de pessoas sem o devido atendimento na área de saúde.

“O empenho e atuação dos respectivos parlamentares é de fundamental importância para evitar o possível e desagradável encerramento das atividades, justamente por falta de recursos financeiros”, afirmam os vereadores rondonenses em requerimento aprovado na sessão de ontem (08).

O ofício do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon será encaminhado aos deputados federais Dilceu Sperafico, Alfredo Kaefer, João Arruda, Fernando Giacobo, Hermes Parcianello e Evandro Roman, e também aos deputados estaduais Ademir Bier, Elio Rusch e José Carlos Schiavinatto.