Vereadores rondonenses querem instituir o Dia Municipal da Cozinheira Escolar

por Cristiano Marlon Viteck publicado 15/03/2023 09h55, última modificação 15/03/2023 09h56
Proposta visa enfatizar a importância da categoria
Vereadores rondonenses querem instituir o Dia Municipal da Cozinheira Escolar

No município, diariamente são servidas cerca de 9 mil refeições nas escolas (FOTO: Agência Brasil)

 

Marechal Cândido Rondon poderá celebrar anualmente, em 21 de outubro, o Dia Municipal da Cozinheira Escolar.

É o que dispõe o Projeto de Lei 13/2023, de autoria do vereador Cristiano Metzner (Suko), que tem como coautores Soldado Sauer, Carlinhos Silva, Sargento Dionir, Paleta, Rafael Heinrich, Moacir Froehlich, Arion Nasihgil, Juca e Iloir Padeiro.

Segundo eles, a data tem como objetivo valorizar a categoria e conscientizar a população da grande importância do trabalho destas profissionais, que proporcionam Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito à Alimentação Adequada aos estudantes no município.

O projeto de lei também prevê a promoção de palestras e formação técnica às profissionais em forma de capacitação; concursos interescolares de receitas; e a criação e atualização constante de receitas das próprias cozinheiras como sugestão para as nutricionistas inserirem no cardápio, para uso na rede escolar municipal.

Segundo o vereador Suko, a data de 21 de outubro foi escolhida, pois ela também é o Dia Nacional da Merenda Escolar.

“Hoje as cozinheiras de Marechal Cândido Rondon fazem parte do maior programa de alimentação escolar do mundo, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece a merenda e desenvolve ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública”, destaca o autor do projeto de lei.

Atualmente, nas escolas públicas de Marechal Cândido Rondon são servidas diariamente cerca de 9 mil refeições.

A matéria começou a tramitar segunda-feira (13) na Câmara de Vereadores e deverá ser pautada para votação nas próximas semanas.