Vereadores unem-se para exigir conclusão da duplicação da BR-163

por Cristiano Marlon Viteck publicado 14/02/2017 14h40, última modificação 14/02/2017 14h42
Informações divulgadas pela imprensa alertam sobre atraso no pagamento à empreiteira
Vereadores unem-se para exigir conclusão da duplicação da BR-163

Obra segue em ritmo bastante lento

Os 13 vereadores rondonenses estão mobilizados para exigir que o Governo Federal conclua a obra de publicação da BR-163, que liga as cidades de Marechal Cândido Rondon e Toledo. O Poder Legislativo demonstra preocupação com informações de que a execução estaria prestes a ser paralisada, devido a atrasos no pagamento à empreiteira responsável pela obra.

Em requerimento aprovado na sessão de ontem (13), os vereadores solicitam aos deputados federais que representam o Oeste do Paraná em Brasília que intercedam junto aos órgãos competentes, especialmente o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, para que seja cumprido o cronograma da duplicação.

“Conforme amplamente divulgado na mídia regional, a execução da referida obra está praticamente paralisada há mais de 60 dias, com a empresa responsável pela duplicação dispensando funcionários, máquinas sendo recolhidas e transferidas para outras obras. A base de apoio está praticamente desativada sob a alegação de que o Governo Federal, por intermédio do DNIT, não estaria fazendo o pagamento de parcelas a empresas”, relatam os vereadores.

Na avaliação deles, “a paralisação desta obra implica em prejuízo não apenas para a região, pois o trecho em duplicação – de aproximadamente 39 quilômetros – tem intenso tráfego de carros, motos, ônibus e caminhões, que transportam a produção agrícola de norte a sul do país. Além disto, a respectiva paralisação também acarretaria um problema social, pois a demissão dos funcionários envolvidos nesta obra engrossaria a fila de desempregados em um momento de economia turbulenta”.